20190509_183122b.jpeg

Sobre

A Biblioteca Escolar de Vila Flor está agrupada na Rede de Bibliotecas Escolares.

Fica situada na Escola sede do Agrupamento, possuindo uma área de 144 m², com 40 lugares sentados, dos quais 8 têm acesso a computador.

Serve 540 alunos, instalados nos seguintes estabelecimentos: 

  • 8 Jardins de Infância (Benlhevai, Freixiel, Samões, Santa Comba, Seixo, Vilas Boas, Vila Flor nº1 e Vila Flor nº2)

  • 5 Escolas de Primeiro Ciclo (Samões, Santa Comba, Seixo, Vilas Boas, Vila Flor nº 1)

  • Escola Básica e Secundária de Vila Flor (5 turmas de 2º ciclo, 8 turmas de 3º ciclo, 6 turmas de Secundário e 2 turmas do Ensino profissional)

O serviço de biblioteca é assegurado em todo o agrupamento através da disponibilização de recursos e da realização de atividades.

 

 Objetivos:

1.Apoiar e promover os objetivos educativos definidos no Projeto Educativo do Agrupamento de Escolas de Vila Flor.

2. Promover e consolidar hábitos e o prazer da leitura, bem como as competências da leitura, em articulação com os professores do Agrupamento e com o exterior.

3. Disponibilizar recursos materiais/tecnológicos e um fundo documental atualizado, em diferentes suportes e devidamente organizado.

4. Desenvolver atividades culturais e lúdicas que contribuam para o enriquecimento curricular, para o desenvolvimento da sensibilidade estética, a ocupação dos tempos livres, no sentido de alcançar as competências previstas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.

5. Assegurar a educação ao longo da vida, facultando meios e equipamentos num     ambiente propício à aprendizagem.

6. Apoiar e orientar os alunos na aprendizagem, investigação e pesquisa individual, através de um trabalho colaborativo e em equipa com os restantes professores e estruturas educativas do Agrupamento.

7. Promover atividades na área das literacias (digital, da informação, da leitura e dos media).

8. Apoiar a inclusão das crianças e jovens através da criação de recursos e atividades e da afetação de equipamentos que possibilitem a plena utilização por todos os alunos.

9. Desenvolver atividades que contribuam para a consecução da Estratégia Nacional da Educação para a Cidadania.

10. Desenvolver competências e hábitos de trabalho baseados na consulta, tratamento e produção de informação.

11. Promover a cooperação com os docentes dos diferentes departamentos, com os encarregados de educação, com a comunidade local e com a Biblioteca Municipal ou outras.